Hoje venho corrigir uma referência que trago nos meus textos, palestras e lives, sobre o significado da palavra “humildade”: que vem de humus terra (correto) e ilde pés (incorreto).
Eu ouvi este ensinamento na palestra de um estudioso muito renomado e em quem confio bastante. Na época, busquei referências na Internet, e encontrei o seguinte: “A palavra ‘humildade’ era usada na antiguidade para definir os trabalhadores do campo que trabalham descalços (com os pés no chão)”. Assim, segui utilizando esta referência com bastante segurança e tranquilidade. Até que um amigo generosamente me alertou sobre ILDE não significar pés em língua alguma, e a ele agradeço pelo alerta.
Passei alguns dias pesquisando sobre isso, verifiquei algumas teses disponíveis na Internet e pesquisei os sufixos IL e DADE. E encontrei o seguinte: alguns sites, de fato, trazem a referência histórica do sentido de humildade se referir especificamente a “trabalhadores descalços”. E onde há fumaça, há fogo. Creio que ainda encontrarei alguma referência histórica mais clara ou alguma referência literária a respeito do uso da palavra ter relação com aqueles que trabalham com os pés descalços no chão.
De toda forma, a pesquisa trouxe um tesouro: humildade realmente vem de “Humus – terra”. E o sufixo “dade” é um formador de substantivos abstratos que designa uma qualidade ou estado. O estado daquele que vem da Terra, é seu filho e seu fruto. E como sempre brinco com a alegria de sermos “terráqueos e humanos”, quanto mais conectados com Ela, melhor!
A palavra que originou “humildade” foi a grega humus, vocábulo da antiga Grécia, que também deu origem às palavras “homem” e “humanidade”. “Humilde” também tem a mesma origem em humus, e vem do grego humilis, que significa – literalmente – “aquele que está no chão”.
Ou seja, com ou sem “Ilde”, os pés e a conexão com a Terra estão presentes e humildade continua sendo a qualidade daqueles que estão com os pés no chão – como gosto de dizer – da realidade psíquica que habitam. Mas “ilde” não significa pés. Registro aqui a correção e o aprendizado. 😉
Daniela Migliari.
(31 de março de 2021)